17 setembro, 2010

fruta fresca


clique na imagem para ampliá-la

Recebi um exemplar do caderno de apoio em que o poema Dona Joaninha e Dona Baratinha foi publicado e estou aqui, namorando o livro! Espero que professores e, especialmente, os alunos tenham a mesma sensação de encantamento ao utilizar o material!

O volume 2, 4º ano, do caderno de apoio de Língua Portuguesa, produzido pela Fundação Padre Anchieta, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, através de sua Secretaria Municipal de Educação, está sendo trabalhado em sala de aula durante o segundo semestre e é dividido em duas unidades: 4 e 5, em sequência das unidades do volume 1, do primeiro semestre. A unidade 4, A curiosidade sobre os verbetes, apresenta textos sobre nutrição e ensina/instiga a criança a pesquisar em enciclopédias e dicionários. A unidade 5, Poemas para sentir, entender e contar uma história, é formada por poemas narrativos e textos em prosa que também foram escritos em verso, mostrando ao aluno que uma história também pode ser contada na linguagem poética. Os exercícios estimulam a criança na produção de texto e, também, na apresentação, pois a criançada participará de um sarau. O material de apoio conta, também, com vídeos de alguns poemas que fazem parte do conteúdo curricular, divertindo e enriquecendo ainda mais o aprendizado.

Outros escritores que participam desse volume:
Olavo Bilac, Jorge Miguel Marinho, Paulo Leminski, Tchello d'Barros, Fernando Paixão, Sidónio Muralha, Abraham Halfi (traduzido por Tatiana Belinky), América A. C. Marinho, Pedro Bandeira e Maria Alice Mendes de Oliveira Armelin.

Parabéns aos idealizadores do projeto e muito obrigada a quem escolheu Joaninha e Baratinha para embarcar nessa viagem ao imaginário infantil.

0 comentários:

 
Copyright 2010 pé de poema - de valéria tarelho
Read more: Flying Twitter Bird JavaScript Code Hack for WordPress Blog http://techgyo.com/index.php/flying-twitter-bird-javascript-code-hack-for-wordpress-blog/#ixzz1Ku2x0fXy